Antes do ato de lançamento, foi realizado, na Câmara de Vereadores, o Fórum Municipal em Defesa da Previdência Pública e dos Direitos Sociais, que tratou sobre as reformas previdenciária e trabalhista e os males que ambas trarão para a classe trabalhadora.

O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, iniciou sua fala saudando a presença de diversos jovens de escolas do município que estavam presentes no auditório. “É muito importante a presença da juventude em discussões tão relevantes para o nosso futuro. É crucial que, desde cedo, vocês tenham consciência de qual é a luta do movimento sindical, isto é, a luta da classe trabalhadora brasileira para construir um país melhor, mas construir não apenas para o futuro, mas também para o presente”, afirmou Vidor.

Vidor ainda fez uma ampla exposição sobre as mudanças no cenário político atual e os já efetivados retrocessos como a PL da Terceirização, sancionada há duas semanas pelo presidente Michel Temer. “Esse PL foi uma grande articulação dos empresários e dos setores reacionários. Um sonho antigo ainda na era FHC, que eles não conseguiram aprovar naquela oportunidade. E não se sabe porque este projeto tramitou e foi aprovado agora, já que ele havia sido retirado pelo presidente Lula da tramitação da Câmara dos Deputados, em 2003. Inclusive há vários questionamentos na suprema corte sobre a legalidade da tramitação e aprovação desse projeto de lei,” destacou o presidente.

Ele ainda destacou o fato de que, para os trabalhadores do comércio, será uma “verdadeira bomba”, nas palavras dele, caso este PL siga com validade. “A terceirização que era permitida somente em algumas atividades, agora passa a ser permitida em todas as atividades. Assim, trabalhadores que até então tinham vínculo e direitos resguardado vão passar a ser contratado como terceirizados sem garantias trabalhistas. Esta é a modernização que eles vendem para nós, uma modernização que flexibiliza, retira, esfacela e acaba com direitos dos trabalhadores”, expôs Vidor.

Sobre a Campanha Salarial dos Comerciários, Paulo Ferreira, presidente do Sindicomerciários de Viamão, sindicato organizador do evento, ressaltou que as mobilizações serão intensificadas em todas as regiões do Estado, mas com um objetivo extra: o de denunciar e barrar os retrocessos anunciados pelo governo Temer. “Este ano não lutamos apenas pelas questões da nossa categoria, lutamos por questões acima disso, questões que atingem todos os trabalhadores. A Campanha Salarial deste ano chama a atenção dos comerciários e da população para os grandes retrocessos que estão armando para a classe trabalhadora no Congresso Nacional, que são as reformas da previdência e trabalhista. Caso estas crueldades, mascaradas de reformas, passem não irá mais existir data base, nem sindicato, nem categoria e sequer o direito de negociar algum acordo coletivo, pois não teremos mais nenhum direito garantido em lei”, afirmou.

O senador Paulo Paim, também painelista convidado pelo Fórum, detalhou as mudanças previstas pela Reforma da Previdência e elogiou a proposta de lançar a Campanha Salarial vinculada com os debates sobre as reformas. “Esta atividade demonstra muito bem o que os trabalhadores querem e o que eles não querem. Então Temer vá para casa, está na hora de você voltar para casa e deixar nós, trabalhadores, avançarmos e recuperarmos os direitos que você destruiu”, disse Paim.

Para Paim está cada vez mais visível a “podridão”, nas palavras dele, do Congresso e do Governo Federal. “Aprovaram requerimento para votar o projeto do trabalho intermitente direto no plenário do Senado. O objetivo é acabar com todos os direitos sociais e trabalhistas do povo brasileiro: carteira-assinada, hora-extra, 13º salário, férias, etc. Como Judas traiu Jesus, o Congresso, o judiciário e o Governo Federal estão traindo os trabalhadores. Este Congresso é tão podre, que se chegar um projeto de lei pedindo a revogação da Lei Áurea eles revogam”, declarou o Senador.

Alguns vereadores presentes, como Adão Pretto e Rodrigo Pox, também discursaram e declararam apoio à luta dos trabalhadores.

Uma Carta, repudiando as Reformas, foi entregue ao Senador Paulo Paim, que prometeu ler no Congresso Federal. Após término do Fórum foi lançada oficialmente a Campanha Salarial dos comerciários de Viamão e Região, com uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. Durante o percurso, os dirigentes presentes fizeram falas sobre a importância da valorização da categoria e entregaram a carta do Fórum para o diretor do INSS do município, Roberto Lazarin, em que repudiam veementemente a reforma da previdência.

Assessoria de Comunicação Fecosul – Marina Pinheiro