Notícias

CUT-RS promove plenária estadual de mobilização rumo à greve geral de 30 de junho nesta segunda

A CUT-RS realiza nesta segunda-feira (12), às 13h30, plenária estadual de mobilização para a greve geral de 30 de junho,marcada de forma unitária pelas centrais sindicais contra as reformas da previdência e trabalhista, a terceirização sem limites e pelo Fora Temer. O encontro ocorre no auditório do Sindipolo (Rua Júlio de Castilhos, 596 – 8º andar), no centro de Porto Alegre.

“Vamos preparar a nova greve geral com a mesma unidade, ousadia e determinação que tivemos na paralisação de 28 de abril. Somente poderemos barrar essas reformas, que tiram direitos trabalhistas e previdenciários conquistados com muita luta, com eleições diretas já”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Orientamos as federações e os sindicatos a convocarem assembleias das categorias para a adesão dos trabalhadores e das trabalhadoras, a exemplo da greve geral anterior. Também propomos que as entidades tragam propostas de mobilização para ampliar o movimento e ganhar o apoio da sociedade”, destaca Claudir.

Claudir falando1

A plenária acontece após a reunião das centrais sindicais do RS, na última quarta-feira (7), na sede da Nova Central, na capital gaúcha. Na ocasião, foi aprovado um calendário de mobilização, que prevê um conjunto de atividades preparatórias rumo à greve geral. Confira:

Confira o calendário de mobilização das centrais:

Dia 11 – 11h: Ato-show “Porto Alegre por Diretas Já”, no Parque da Redenção;

Dia 12 – 5h: Mutirão no Aeroporto Salgado Filho;

Dia 13 – 18h30: Reunião com os movimentos sociais e comunitários, no Simpa;

Dia 14 – 8h30: Reunião com a CNBB;

Dia 14 – 16h: Panfletagem na Estação Rodoviária (véspera do feriadão);

Dia 19 – 5h: Mutirão no Aeroporto Salgado Filho;

Dia 20 – 5h: Mutirão no Aeroporto Salgado Filho;

Dia 20 – 9h: Reunião das centrais sindicais, seguido de encontro do transporte, na Força Sindical;

Dia 20 – 17h30: Ato na Esquina Democrática;

Dia 27 – 9h: Plenária das centrais com coletiva de imprensa, no SindBancários;

Dia 30 – Greve geral

Ao final da plenária haverá distribuição de adesivos e jornais para divulgação da greve geral.

Mutirão no Aeroporto

A CUT-RS e centrais sindicais promovem na madrugada desta segunda-feira, às 5h, um mutirão contra as reformas da Previdência e Trabalhista, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O objetivo é pressionar deputados e senadores, que estarão viajando para Brasília, para que votem contra essas propostas que retiram direitos dos trabalhadores. A mobilização integra o calendário de luta das centrais.

“Os deputados e senadores que apoiam o Temer não terão sossego. Vamos denunciar e marcar na paleta todos os parlamentares que votarem pelo fim da aposentadoria e da CLT”, reitera. “Essas reformas, junto com a terceirização, significam o maior retrocesso nos direitos da classe trabalhadora na história do Brasil. Não aceitamos uma nova escravidão”, alerta Claudir.

1atoaeroporto1206

 

Fonte: CUT-RS

Print Friendly, PDF & Email