Notícias
Sindicomerciários Viamão participa de lançamento da campanha salarial da Fecosul em Bento Gonçalves
Mesmo com a chuva fina que caia, cerca de 300 trabalhadores munidos de faixas, bandeiras e apitos participaram, na manhã desta sexta-feira (17/07), do lançamento da campanha salarial 2015 da Fecosul e Sindicatos filiados, em Bento Gonçalves.
Os trabalhadores realizaram uma grande caminhada pelas ruas da cidade e fizeram duas paradas ao longo do percurso, a primeira em frente à prefeitura e a segunda em frente ao Sindilojas, onde a presidente do Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves (SEC BG), Orildes Lottici e o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, expuseram as dificuldades das negociações com a patronal para o reajuste salarial da categoria este ano.
Presidente do SEC BG, Orildes, fala das dificuldades de negociar com a patronal.
Segundo Orildes Lottici, o ato em Bento Gonçalves foi em função da desvalorização e do descaso com os comerciários no fechamento da convenção coletiva. “O que nos foi oferecido até agora foi 7,68% de índice de reajuste para reajustar o salário dos comerciários de 2015, 7,8% é o repasse da inflação e nós entendemos que merecemos ganhar mais, merecemos ganhar aumento real. E é nos dito que a Fecomércio não nos permite que o sindicato negocie além do índice da inflação. Porém, em várias cidades de porte menor do que Bento Gonçalves, com nenhuma inciativa turística que é o que se prega muito na nossa cidade, quando temos que negociar horários especiais de atendimento no comércio local, e fecharam as convenções coletivas com ganho real até 2% acima da inflação”, afirma a presidente do SEC BG.
Presidente da Fecosul diz que ato é grito de alerta.
Para o presidente da Fecosul a pauta de reivindicação é mínima para a real valorização dos comerciários e tem ato como grito de alerta. “Temos uma pauta significativa, mas o emperramento das negociações está ocorrendo na valorização da categoria e nas melhores condições de trabalho. Queremos um diálogo, uma negociação e a apresentação de uma proposta por parte da entidade patronal que seja condizente com o trabalho e a dedicação dos trabalhadores do comércio de Bento e região. Se as negociações não evoluírem, se não avançarmos, se o Sindilojas não conceder uma proposta que efetivamente valorize a categoria, nós voltaremos com essa mobilização em outros patamares, uma mobilização que tem a participação e a luta dos trabalhadores do comércio, junto com o sindicato”, afirmou Vidor.
As discussões sobre o percentual de aumento do salário e reivindicações sociais dos comerciários da região de Bento já dura cerca de quatro meses, porém, nenhum acordo foi firmado. O SEC BG reivindica um salário mínimo de R$ 1.070 e um aumento real acima da inflação de 2%, além de outras questões como auxílio creche, auxílio-estudante, vale-refeição e vale-transporte. Mas o Sindilojas oferece apenas um índice abaixo da repasse da inflação.
No final do ato presidente da Fecosul enfatizou que a unidade entre os sindicatos de Bento é forte. “As classes se apoiam por solidariedade, contra a flexibilização e a desvalorização dos direitos dos trabalhadores”, finalizou Vidor.
O Sindicomerciários Viamão participou do ato, juntamente com outros sindicatos de comerciários, de várias regiões do estado, e sindicatos de outras categorias como os Metalúrgicos de Caxias do Sul, os Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves, o Centro de Professores do Rio Grande do Sul, os Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves e os Servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, entre outros. A atividade ainda teve a participação de um grupo teatral, que cantava junto com os trabalhadores palavras de ordem por uma reajuste digno para a categoria.
Em breve outros Sindicatos estarão realizando o lançamento da campanha salarial em suas regiões.
Veja outras fotos: https://www.facebook.com/Fecosul
Assessoria de Comunicação Fecosul – Marina Pinheiro
Fotos: Aline Vargas
Continue lendo