Notícias
SURTO DA COVID PREOCUPA COMÉRCIO EM VAMÃO
Por Vilson Arruda.
A variante Ômicron do novo coronavírus está se espalhando rapidamente no mercado de negócios físicos. Ainda que cause apenas a forma leve da doença, a nova cepa está afastando do comércio e das casas de gastronomia alguns trabalhadores que estão na linha de frente.
Os comerciantes estão enfrentando um segundo desafio menos complicado que em 2020, mas mesmo assim a doença ainda permanece afetando os negócios.
Em Viamão nossa Editoria não tem os dados concretos de quantos trabalhadores estão afastados das suas funções até a presente data, mas pelas redes sociais acompanhamos as lamentações dos comerciantes.
De acordo a técnica de Segurança do Trabalho, Bruna Pâmela, a maioria dos casos tem acontecido em supermercados, lojas e farmácias.
Segundo informações, os empreendedores estão acompanhando os colaboradores positivados e encaminhando-os a testagem e facilitando a quarentena.
Nossa reportagem procurou o presidente da CDL Viamão, Milton Pires, que informou que a sua equipe técnica está acompanhando com atenção está nova fase de infecção. “Orientamos nossos associados a cumprir rigorosamente os protocolos de combate a propagação do vírus, e caso tenha algum colaborador com sintomas, que seja feito a testagem, disponível na rede pública e privada, bem como o seus afastamento, caso positivado”, informou Pires.
Também declarou que o comércio é um parceiro importante no combate ao covid 19 e a a propagação de suas variantes, pois atua na linha de frente tendo como armas a utilização dos protocolos já estabelecidos pelas autoridades do setor da saúde, bem como o aprimoramento dos mesmos, além de ser um importante divulgador das boas práticas sanitárias e de informações a comunidade.
“A vacinação tem se mostrado eficaz e continuamos acreditando nas orientações da autoridades”, referiu o presidente da CDL.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Paulo Ferreira, declarou que está atento aos fatos, e alerta que o importante é a vigilância por parte da secretária municipal da Saúde que deve realizar uma campanha para continuar a prevenção e manter todos os cuidados, como uso das máscara, álcool gel e limites de distanciamento entre as pessoas no âmbito das lojas evitando as aglomerações, principalmente nos supermercados onde número de pessoas maior. “Os governos Estadual e Municipal devem fazer uma avaliação junto aos profissionais da saúde e do conselho municipal da COVID 19 se cancela ou transfere a data do Carnaval de 2022. E muito importante fazer a vacina e reforço para todos ficar com imunidade”, aconselhou Ferreira.