Connect with us

Notícias

Outubro Rosa, o laço que conquistou a sociedade, a favor da conscientização

Publicado

em

Você muito provavelmente já recebeu algum material com um lacinho cor de rosa ao lado para ilustrar campanhas sobre o câncer de mama. Esse símbolo, que ganha a cada ano mais força ao redor do mundo, surgiu em 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, idealizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York.

Não demorou muito para que campanhas com o tema “Outubro Rosa”, cor do laço entregue nas ações inicialmente, fossem se estabelecendo por várias regiões. Hoje, empresas, organizações e instituições públicas e privadas se organizam anualmente para fazer de outubro um momento de debate junto a sociedade sobre a conscientização da importância do diagnóstico precoce.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama, com exceção ao câncer de pele não melanoma, é o mais comum entre as mulheres e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), primeira causa de morte por câncer no sexo feminino no Brasil. Se caracteriza por um tumor maligno que se desenvolve nas células da mama, as quais começam a se multiplicar de maneira desordenada, devido a alterações genéticas junto a estímulos de fatores como: tabagismo, obesidade, alcoolismo, dentre outros.

Quando devo me preocupar?

Segundo o bioquímico do Laboratório Sandrini, Rodrigo Rodrigues, o principal objetivo de campanhas que envolvem o Outubro Rosa é alertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce. Assim, estar atenta aos sinais de mudanças no corpo é extremamente importante na hora de procurar a ajuda de um especialista.

Quando em fase inicial, o tumor geralmente não causa dor, mas alguns sintomas podem ir surgindo com o avanço da doença, como:

– Surgimento de “caroços” ou “nódulos” próximo a mama ou na região da axila;
– Alteração no formato ou tamanho da mama;
– Erupção de secreção pelo mamilo;
– Mudança no aspecto da mama, aréola ou mamilo;
– Endurecimento ou enrugamento da mama, deixando-a com aspecto de casca de laranja;
– Importante: O aparecimento de um ou mais sintomas não leva necessariamente para o diagnóstico da doença. Por isso, sempre consulte um médico de confiança para que exames possam ser realizados e o melhor tratamento seja indicado para cada caso.

A importância do diagnóstico precoce

Apesar de ser o mais comum entre as mulheres, quando tratado precocemente, ou seja, descoberto ainda em sua fase inicial, as chances de cura, segundo dados do INCA, aumentam em até 90%.

E é aí que entra a necessidade de trazer para toda a sociedade um debate mais amplo sobre a conscientização da doença. Faça exames periódicos, nutra seu corpo com uma boa alimentação e realize exercícios físicos, pois uma vida mais saudável tem tudo a ver com prevenção.

No Laboratório Sandrini contamos com exames voltados para o diagnóstico do câncer de mama e também de outras doenças relacionadas à saúde da mulher. Procure uma der nossas unidades e obtenha mais informações.

O autoexame, aliado ao autocuidado e ao diagnóstico precoce são importantes agentes no combate e conscientização do câncer de mama.

Mantenha-se vigilante aos sinais do seu corpo. Investigue o histórico de câncer de mama na família. E não deixe de buscar atendimento especializado e exames específicos ao menor sinal de alerta.

Fonte: Jornal de Pomerode

Continue lendo

Copyright © SINDICOMERCIÁRIOS
Rua Jorge Kalil Flores, n° 241 – Centro – Viamão-RS
Cep: 94410-230 - Telefone: (051) 3485.3273