Notícias
Primeiro lote de habitações disponibilizado pelo Governo Federal aos afetados pelas enchentes no RS contará com 2 mil unidades já prontas
Promessa do governo federal, o primeiro lote de habitações disponibilizado aos afetados pelas enchentes no RS contará com 2 mil unidades já prontas. As moradias são oriundas de duas modalidades adotadas pela União: a aquisição de imóveis desocupados que estavam para leilão na Caixa Federal, Banco do Brasil e bancos privados; e a compra de imóveis prontos de construtoras.
Em Porto Alegre, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, não divulgou a data de lançamento. Segundo ele, algumas avaliações ainda estão sendo feitas pela Caixa, que ficou encarregada das vistorias naqueles imóveis adquiridos via leilão. Mas a expectativa é que seja “em breve”. Com a aquisição de imóveis já construídos, o governo pretende acelerar o processo de habitação das famílias desabrigadas, problema esse classificado por Costa como o “mais sensível”.
Naqueles imóveis adquiridos via leilão e que necessitem de alguma melhoria, a Caixa repassará um cartão para a reforma. Os oriundos das construtoras estão prontos para morar. As habitações serão distribuídas de forma equânime entre os municípios, ou seja: nenhuma cidade receberá antes do que a outra. Entretanto, haverá uma ordem entre as famílias. Aquelas com o maior número de filhos terão prioridade ante aquelas que não tem filhos, detalhou o ministro.
A União também irá contar com outras modalidades de aquisição de imóveis. Futuramente, garantiu Rui Costa, além das construtoras, pessoas físicas também poderão ofertar seus empreendimentos. Unidades serão avaliadas pela Caixa e poderão ser compradas pela União. Outras unidades poderão ser adquiridas em parceria com os municípios que já estejam em processos de contratação (via ata de preços) para novas habitações.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Fonte: Cut RS