Connect with us

Notícias

Câmara pauta destino do terreno da antiga Fábrica da MU-MU em audiência

Publicado

em

Área será dividida em partes para receber projeto que contempla unidades habitacionais e salas comerciais.

Com cerca de 20 anos instalada em Viamão e passados pouco menos de dois anos, após encerrar as suas atividades industriais no setor alimentício, a antiga Fábrica MU-MU, localizada na região da Viamópolis, foi indicada a partir de um Projeto de Lei, criado pelo Poder Executivo, para ser transformada em um megaempreendimento imobiliário, com a instalação de um centro de compras e novos prédios para o Posto de Bombeiros e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Sem título

Presidente do Sindicomerciários, Paulo Ferreira, participou e falou sobre o tema na tribuna do Câmara.

O terreno, de aproximadamente oito hectares, está inserido em uma região de 37 hectares, será dividido em partes para receber um projeto que contempla unidades habitacionais, salas comerciais e um centro de compras. Com o objetivo de estudar, analisar e discutir o PL 025/2016, o presidente da Câmara Municipal, Xandão Gomes (PRB), com apoio do Legislativo, instalou uma comissão especial, antes de colocar o Projeto de Lei em votação. A comissão, presidida pelo vereador Dédo Machado (PDT), optou em organizar uma audiência pública, para ampliar o debate com entidades, órgãos ligados ao setor e a população.
Nesta terça-feira (21), após abertura da sessão plenária, o colegiado se reuniu no plenário da Câmara. A comissão conta com a relatoria do vereador Zé Lima (SD), e como membros, os vereadores: Eliseu Chaves Ridi (PT), Maninho Fauri (PSD), Joãozinho da Saúde (PMDB), Dilamar de Jesus (PSB), Nadim Harfouche (PP), Guguzinho Streit (PTB) e Plínio Tiquino (PSDB).

Projeto foi apresentado na Câmara em março deste ano

Em março deste ano, o projeto, criado a partir de um estudo que prevê mobilidade, centralidade e modelo de ocupação urbana na antiga área da fábrica da Mu-Mu, que deu base para o projeto de lei do Governo Municipal, foi apresentado aos vereadores e a comunidade, na Câmara de Vereadores. O responsável pela apresentação foi o arquiteto, Oscar Gilberto Escher.
ADSC_0286 fábrica da Mu-Mu teria sido obrigada a encerrar suas atividades naquele espaço, a partir de decisão da Fepam. O projeto prevê construção de moradias, novos prédios para o Corpo de Bombeiros e CRAS, terminais de ônibus, praça pública e área de lazer. O empreendimento, se aprovado, segundo o projeto, deverá alterar a rotina de mais de 80 mil pessoas da região.
No projeto existe a implantação da Perimetral Metropolitana, cujo plano foi anunciado em 2014, pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e tem como objetivo a conexão entre Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha. Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Viamão prevê projetos de infraestrutura, como a chegada do BRT (Bus Rapid Transit) até o entroncamento de ERS-040 com a avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, além da criação de um corredor exclusivo para os ônibus metropolitanos e de um novo terminal metropolitano na região central.
EMPREGOS – A Mu-Mu empregava mais de 200 funcionários naquela região, que de acordo com estatísticas vivem cerca de 80 mil pessoas. Com relação ao esgotamento sanitário, necessário após a criação de novos empreendimentos nas regiões mais altas da cidade e que, por exemplo, na região da parada 40 segue em direção à região das Augustas, existe a preocupação com a situação de cheias no Arroio Feijó e que causam problemas aos moradores.

Em novembro de 2014, Vonpar encerrou produção na fábrica de Viamão

A Vonpar resolveu transferir, quase no final do ano de 2014, para Arroio do Meio também a linha de produção de doce de leite, que restava na fábrica de Viamão. Em fevereiro de 2014, já tinha sido desativada a linha de leite longa vida e de creme de leite Mu-Mu. Mas, neste caso, a empresa deixou de produzir o leite. Para a transferência, foi preciso ampliar a fábrica de Arroio do Meio. Em relação ao terreno de Viamão, a Vonpar Alimentos disse que estaria analisando propostas de parcerias para dar um novo uso para o imóvel.

Xandão passa comando ao presidente da Comissão Especial, Dédo Machado

No horário agendado, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Xandão Gomes (PRB) passou a condução dos trabalhos ao presidente da Comissão Especial do PL 025, Dédo Machado (PDT). Dédo garantiu que o colegiado iria agir de forma tranquila e transparente, e apenas se ater aos quesitos do projeto, ou seja, uma audiência técnica, sem discussões políticas.A comissão definiu a temática, abrindo de cinco a 10 inscrições, com tempo de três minutos. “O projeto não encerra hoje”, tranquilizou Dédo.
DSC_0293“Vamos trabalhar em cima deste projeto que incide diretamente na vida de muita gente. O debate precisa ser amplo, uma vez que o Governo Municipal pretende destinar aquela área para a iniciativa privada. Além desta audiência pública, eu sugiro um plebiscito. Vamos consultar a população”, adiantou o relator da Comissão Especial, Zé Lima.Dédo, antes de abrir as inscrições, disse que o PL seria apresentado, a partir daí a comunidade poderia opinar e os vereadores teriam a prerrogativa.
O engenheiro da Prefeitura de Viamão, Nilton Magalhães, fez um histórico da área e da empresa Mu-Mu, quando recebeu habilitação para iniciar suas atividades, que geravam, anualmente, um faturamento de R$ 120 milhões. O arquiteto, Oscar Gilberto Escher, voltou a explicar os estudos realizados e o projeto.
Após as falas de várias representatividades, alguns vereadores também se posicionaram a respeito do projeto. “Na próxima quinta-feira (23), a comissão estará se reunindo na Sala de Reuniões, para se ater aos óbices e outros assuntos referentes ao PL. Vamos levar em consideração alguns elementos pertinentes e juntar ao processo. Nós vamos fazer um fechamento de relatório com a ajuda deste debate”, anunciou Dédo.
“Queremos entregar de forma objetiva”, finalizou o presidente da comissão.

 

Fonte: Câmara Viamão

Continue lendo

Copyright © SINDICOMERCIÁRIOS
Rua Jorge Kalil Flores, n° 241 – Centro – Viamão-RS
Cep: 94410-230 - Telefone: (051) 3485.3273