Connect with us

Notícias

Sindicomerciários Viamão participa de lançada da Campanha Salarial em Rio Grande com protestos contra governo Temer

Publicado

em

Defender os direitos dos trabalhadores, barrando os retrocessos impostos pelo governo golpista do Presidente interino Michel Temer foram alguns dos pontos levantados pelos quase duzentos comerciários que estiveram presentes no lançamento da Campanha Salarial 2016 na região sul do Estado, nesta quarta-feira (18/05), em Rio Grande.

Além do presidente do Sindicomerciários, dirigente da entidade também estiveram presentes.

Além do presidente do Sindicomerciários, dirigente da entidade também estiveram presentes.

A atividade de lançamento teve início com uma concentração em frente a sede do Sindicomerciários Rio Grande. Com a chegada de caravanas de trabalhadores do comércio e serviços de várias regiões do RS, iniciou-se uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade.

vice-presidente da Fecosul, Rogério Reis.Vice-presidente da Fecosul, Rogério Reis.

Os comerciários reivindicavam a valorização da categoria, além de denunciar o descaso das entidades patronais e a onda de retrocesso anunciada pelo Presidente interino Michel Temer.

“O governo quer desmantelar o salário mínimo, quer implantar a terceirização, que termina com as férias, que termina com o fundo de garantia e que aniquila todos os direitos conquistados. É este governo que hoje está aí prejudicando a classe trabalhadora, este governo que é contra a previdência, contra investimento na saúde, contra investimento na educação e, hoje estamos nesta luta para reforçar que não vamos deixar eles tomarem o  que é nosso por direito. Precisamos continuar lutando para não voltarmos a sermos tratados como escravos. Queremos ser valorizados e respeitados”, disse o vice-presidente da Fecosul, Rogério Reis.

Presidente do Sindicomerciários Rio Grande, Paulo Arruda.Presidente do Sindicomerciários Rio Grande, Paulo Arruda.
O presidente do Sindicomerciários Rio Grande, Paulo Arruda, também denunciou que a categoria no município recebe piso salarial de R$1.045, abaixo do piso regional. “A categoria está cansada de não ser valorizada. Não queremos mais a compensação de horas e, tampouco, trabalhar no domingo, sem receber. Queremos ter dignidade, pois somos nós que fizemos o comércio funcionar”, disse Arruda.
Representando as comerciárias,  a presidente do Sindicomerciário Novo Hamburgo, Maria Cristina Mendes, em sua intervenção ressaltou que os problemas enfrentados pelos trabalhadores do comércio são os mesmos em todos os lugares.  “Nós comerciários temos que ter boa apresentação, termos que ser gentis, que estar de bom humor o tempo todo. Em contrapartida precisamos ter condições para isso, precisamos estar bem. Ter condições de pelo menos pagar nossas contas e poder sustentar nossas famílias. Sem isso como, como vamos estar bem? É sempre a mesma coisa, nós nos dedicamos a vender mais, alcançar as metas, atingir objetivos para as empresas venderem milhões e em contrapartida somos desvalorizados. Precisamos estar conscientes que nós somos responsáveis por esta luta, sem ela não vamos chegar a lugar nenhum”, ressaltou Cristina.

Panfletos com informações sobre a campanha foram distribuídos para a população e comerciários locais.. A Campanha Salarial unificada da Fecosul e Sindicatos busca a valorização da categoria comerciária através de melhores salários, descanso aos domingos, licença maternidade 180 dias e creche, vale-alimentação, auxílio-estudante, entre outras questões.

Assessoria de Comunicação Fecosul  – Marina Pinheiro
Fotos: Juliana Ramiro

Continue lendo

Copyright © SINDICOMERCIÁRIOS
Rua Jorge Kalil Flores, n° 241 – Centro – Viamão-RS
Cep: 94410-230 - Telefone: (051) 3485.3273