Notícias
CUT-RS promove live às 19h desta quarta sobre aulas presenciais e riscos da comunidade escolar
A CUT-RS promove nesta quarta-feira (12), às 19h, a live “Aulas presenciais na pandemia: comunidade escolar em risco” com especialistas em Medicina e Direito e dirigentes sindicais que representam trabalhadores em educação pública e privada no Estado.
Participam o médico epidemiologista Armando de Negri, a presidente do CPERS Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, a diretora do Sinpro-RS, Cecília Farias, e o advogado Júlio Sá, da Associação Mães e Pais pela Democracia (APMD). A mediação será feita pela secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves.
Haverá transmissão ao vivo nas páginas da CUT Rio Grande do Sul e da CUT Brasil no Facebook com publicação cruzada em sindicatos, federações e parcerias.
Sem testagem, sem vacinas, sem segurança sanitária
Com a troca de cor da bandeira de preta para vermelha, após decisão judicial desfavorável ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) mandou reabrir as escolas da rede pública e privada sem qualquer diálogo com a comunidade escolar.
“A pandemia do coronavírus continua com alto número de mortes e contaminações, não existe testagem em massa e a vacinação segue em ritmo lento no RS. Não há campanha para imunizar as trabalhadoras e os trabalhadores em educação. Além disso, faltam condições de segurança sanitária nas escolas e a responsabilidade por mortes não pode ser terceirizada para mães e pais de estudantes”, afirma Vitalina.
Para ela, “o governador deveria ter eliminado riscos na rede pública e privada antes da retomada das aulas presenciais, garantindo não somente testagem e vacinas, mas também máscaras e EPIs de qualidade, estruturas adequadas nas escolas, a fim de reduzir os níveis de contaminação para Covid-19 e proteger as vidas da comunidade escolar”.
“Até agora, muitos professores permanecem dando aulas remotas, enquanto vários país preferem manter as crianças em casa, diante do risco iminente de contaminação e da falta de condições sanitárias das escolas. Em mais de um ano de pandemia, o governo Leite e diversas instituições privadas foram incapazes de preparar as escolas para um retorno seguro”, destaca a secretária-geral da CUT-RS.
Participantes
Armando de Negri
Tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Helenir Aguiar Schürer
É professora da rede estadual e é a presidente reeleita do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) Sindicato. Foi diretora do 23º Núcleo do CPERS, em Santana do Livramento, e secretária de Formação da CUT-RS.
Cecília Farias
É professora da rede privada e diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS). Foi conselheira e presidente do Conselho Estadual de Educação.
Júlio Sá
É formado em Direito pela UniRitter e advogado da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD).
Mediadora
Vitalina Gonçalves
É professora da rede municipal e secretária-geral da CUT-RS. É também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG).
Fonte: CUT-RS