Notícias
Em resposta ao artigo ‘Quem ainda é contra o progresso?’, publicado no Jornal Opinião de Viamão, de autoria do sr. Fábio Burch Salvador
O Sindicomerciários Viamão, em nome de todos os trabalhadores do comércio, informa a todos os empresários e ao sr. Fabio Salvador que não somos contra ao progresso em Viamão. Queremos sim que nossa cidade progrida e se torne próspera, mas que esse progresso não seja as custas de retirada de direitos dos trabalhadores.
A PL 188 que o governo municipal e seus defensores cantam aos quatro ventos que irá desburocratizar, gerar empregos e trazer progresso, na realidade vai precarizar e retirar direitos dos trabalhadores do comércio, fazendo os comerciários trabalhar mais e ganhar menos. Pois se de fato tal PL não fosse retirar direitos porque não nos chamaram para a construção dele? Porque não quiseram nos ouvir? Porque ouviram somente os empresários e não os trabalhadores? Claro, a reposta para todas essas questões é que o progresso será as custas dos nossos direitos.
O artigo.03 inciso III do projeto 188 diz que as atividades econômicas poderão funcionar 24h por dia, inclusive nos feriados. E no mais a MP 905 do governo Federal, que abre precedente para essa PL, retira vários direitos, inclusive horas extras do feriado, e revoga mais de 40 garantias da CLT. Portanto, para progredir e próspera precisa que o governo municipal tenha capacidade de dialogar, para assim fazer com que todos ganhem, não retirar dos trabalhadores e sacrificá-los para fazer os empresários lucrarem mais.
Paulo Ferreira
Presidente do Sindicomerciários Viamão e secretário-geral da Federação dos Empregados no Comércio do RS.