Notícias
Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez com mais de 60 milhões de votos

Neste domingo (30), dia do segundo turno da eleição, Lula (PT) foi eleito presidente da República pela terceira vez. Com 99,95% das urnas apuradas, o petista teve 60.313.340 (50,90%) dos votos válidos e foi para a Avenida Paulista comemorar com os eleitores. O perdedor, o presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 58.189.292 (49,10%) dos votos válidos.
Lula teve mais de 2 milhões de votos do que o segundo colocado e bateu seu próprio recorde. Em 2006, Lula teve 58.295.042 votos, numericamente a maior votação da história do Brasil.
Enquanto o petista é o primeiro brasileiro a ser eleito três vezes presidente pelo voto direto – venceu antes em 2002 e 2006 -, Bolsonaro é o primeiro presidente a perder uma reeleição no exercício do mandato.
Esta é a quinta eleição com vitória do PT para a chefia do país, desde 2002: duas vezes com Lula e duas com a ex-presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014).
No primeiro turno Lula teve 52,7 milhões de votos (48,43%), contra 51 milhões de Bolsonaro (43,2%). A maior votação do petista foi na Região Nordeste, onde teve 66,7% dos votos, contra 29,7% de Bolsonaro.
Cumprimentos pela vitória
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também cumprimentou Lula por meio de postagem no Twitter. Parabéns Lula pela vitória. Venceu a democracia, venceu o Brasil”, disse FHC.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também fez uma postagems parabenizando Lula. A postagem no Twitter diz: “As urnas falaram, venceu a democracia e a verdade”.
A volta de Lula
Lula volta ao Palácio do Planalto três anos depois de deixar a prisão em Curitiba, no Paraná, onde foi condenado sem crime e em provas pelo ex-juiz Sérgio Moro, suspeito, segundo o Superior Tribunal Federal (STF), em todas as ações contra o petista.
Moro mandou prender Lula em plena campanha eleitoral de 2018, quando ele estava à frente nas pesquisas de intenções de voto, depois virou ministro do candidato que ajudou a eleger, Jair Bolsonaro. Em 2021, todas as decisões tomadas por Moro foram anuladas pelo STF, o que liberou Lula para retornar a vida política.

Chefes de estado de outros países cumprimentam Lula
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula pela eleição e afirmou, em postagem no Twitter, “que está ansioso apra trabalhar junto”.
O presidente francês Emmanuel Macron parabenizou a vitória de Lula no pleito: “Parabéns, meu caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.
O chanceler alemão Olaf Scholz parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória, dizendo que espera cooperar com Lula, especialmente nos tópicos de comércio e proteção climática.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também parabenizou Lula e afirmou que deseja trabalhar em questões como a proteção dos recursos naturais do planeta.
António Costa, primeiro-ministro de Portugal, escreveu no Twitter que já deu os parabéns a Lula e que vê sua vitória de forma otimista. “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, afirmou Costa.
O prêmier da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou que os brasileiros optaram pelo “progresso e esperança”. “Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição na que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”, escreveu.
Na Argentina, o presidente Alberto Fernandez e a vice-presidente Cristina Kirchner publicaram fotos ao lado de Lula em seus respectivos perfis no Twitter. “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, escreveu Fernández.
“Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou. Sonhos da América Latina”, completou Fernandez. Para Cristina, “hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado, povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”.
O chileno Gabriel Boric republicou uma mensagem do presidente eleito. O presidente do Chile escreveu: “Lula. Alegria!”
“Parabéns irmão, Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, declarou o presidente da Bolívia, Luis Arce.
“Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, afirmou Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, destacou que deseja trabalhar ao lado de Lula por um “Mercosul moderno e aberto ao mundo”. Segundo ele, “da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”..
Fonte: Marize Muniz – CUT Brasil