Notícias
Piso Regional do RS terá regime de urgência com reajuste de 5,25% em 2024
O piso regional gaúcho tem reajuste de 5,25% para 2024 em regime de urgência, a medida foi anunciada nesta segunda-feira (11), durante a reunião do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, com a CUT-RS e demais centrais sindicais na sede da Casa Civil.
Para a CUT-RS o índice deveria ter uma previsão de complementação para que todo o valor inflacional anterior seja recuperado. Também é necessária que haja uma discussão sobre a retroatividade do salário regional, quando o projeto chega na Assembleia Legislativa, defendeu o presidente da Central, Amarildo Cenci.
“Lamentamos e pontuamos que deveria ser retroativo, mas não foi, é mais uma vez em que os trabalhadores vão perder. Também faltou habilidade e respeito por parte do governo em mandar um projeto que ele iniciou com uma discussão com as partes envolvidas e para finalizar, tomou a decisão isolado.” destaca o dirigente da CUT-RS, Antônio Güntzel.
A Central Única dos Trabalhadores apela para que o Governo do RS, por meio do diálogo com a sua base, para que o projeto que está em tramitação na CCJ, que trata do piso regional, possa ser votado. A fim de evitar pedidos de vista do projeto, que atrasa o andamento, como aconteceu na última terça-feira (5).
Segundo anúncio do Governo do RS, a data-base para reajuste dos pisos salariais fixados é 1º de maio.
Fonte: CUT RS