Notícias
Secretaria da Mulher lança material para conscientizar sobre importância da prevenção do câncer de mama e de próstata
Neste mês de outubro inicia a Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Fecosul, através da Secretaria da Mulher, e os Sindicatos filiados estão engajados na campanha, participando e realizando ações que contribuem para alertar as mulheres da prevenção da doença, e ao mesmo tempo, que fortaleça e amplie a luta por políticas públicas mais eficazes no combate ao câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA apontam que somente este ano serão 57.120 casos de câncer de mama no mundo. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Somente exames clínicos e a mamografia são as formas mais eficazes de detecção precoce da doença.
Conscientização também é prevenção
Este ano a Secretaria da Mulher estará trabalhando a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata, que acontece em novembro, no mesmo material de divulgação.
“O objetivo, ao apoiar estas duas campanhas, é auxiliar no debate sobre a incidência dos cânceres de mama e de próstata, respectivamente, de forma o integrar uma rede de pessoas, entidades, movimentos e órgãos diversos, que realizam ações diversas visando o cuidado com a saúde da mulher e do homem, sob o olhar da transversalidade.”, declarou a diretora da Secretaria, Silvana Maria da Silva.
Mais políticas públicas de saúde são necessárias
Segundo a diretora, o momento também é importante para a discussão de novas políticas públicas de saúde que visem tratamentos mais eficazes para as trabalhadoras.
“É uma oportunidade, entre tantas, de discutirmos o acesso aos tratamentos necessários e propor políticas públicas de saúde eficazes, não somente para essas duas doenças graves, mas, para toda e qualquer enfermidade, junto aos governantes, em nível federal, estadual e municipal. Saúde é um direito de todas e todos, e os trabalhadores e as trabalhadoras também tem direito ao acesso a saúde, que sem dúvida é nosso bem maior. Vamos juntos lutar por esse direito”, ressaltou Silvana.
Previna-se
Estima-se também que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Conheça um pouco da Campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Uma das ações de maior visibilidade é de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Assessoria de Comunicação Fecosul