Connect with us

Notícias

Sindicomerciários Viamão participa de lançamento da campanha salarial da Fecosul em Bento Gonçalves

Publicado

em

Presidente do Sindicomerciários, Paulo Ferreira, carregou faixa da campanha salarial.

Mesmo com a chuva fina que caia, cerca de 300 trabalhadores munidos de faixas, bandeiras e apitos participaram, na manhã desta sexta-feira (17/07), do lançamento da campanha salarial 2015 da Fecosul e Sindicatos filiados, em Bento Gonçalves.

Os trabalhadores realizaram uma grande caminhada pelas ruas da cidade e fizeram duas paradas ao longo do percurso, a primeira em frente à prefeitura e a segunda em frente ao Sindilojas, onde a presidente do Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves (SEC BG), Orildes Lottici e o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, expuseram as dificuldades das negociações com a patronal para o reajuste salarial da categoria este ano.
Presidente do SEC BG, Orildes, fala das dificuldades de negociar com a patronal.
Presidente do SEC BG, Orildes, fala das dificuldades de negociar com a patronal.
Segundo Orildes Lottici, o ato em Bento Gonçalves foi em função da desvalorização e do descaso com os comerciários no fechamento da convenção coletiva. “O que nos foi oferecido até agora foi 7,68% de índice de reajuste para reajustar o salário dos comerciários de 2015, 7,8% é o repasse da inflação e nós entendemos que merecemos ganhar mais, merecemos ganhar aumento real. E é nos dito que a Fecomércio não nos permite que o sindicato negocie além do índice da inflação. Porém, em várias cidades de porte menor do que Bento Gonçalves, com nenhuma inciativa turística que é o que se prega muito na nossa cidade, quando temos que negociar horários especiais de atendimento no comércio local, e fecharam as convenções coletivas com ganho real até 2% acima da inflação”, afirma a presidente do SEC BG.
Presidente da Fecosul diz que ato é grito de alerta.
Presidente da Fecosul diz que ato é grito de alerta.
Para o presidente da Fecosul a pauta de reivindicação é mínima para a real valorização dos comerciários e tem ato como grito de alerta. “Temos uma pauta significativa, mas o emperramento das negociações está ocorrendo na valorização da categoria e nas melhores condições de trabalho. Queremos um diálogo, uma negociação e a apresentação de uma proposta por parte da entidade patronal que seja condizente com o trabalho e a dedicação dos trabalhadores do comércio de Bento e região. Se as negociações não evoluírem, se não avançarmos, se o Sindilojas não conceder uma proposta que efetivamente valorize a categoria, nós voltaremos com essa mobilização em outros patamares, uma mobilização que tem a participação e a luta dos trabalhadores do comércio, junto com o sindicato”, afirmou Vidor.

Outros líderes sindicais também discursaram em apoio aos reajustes e aos direitos dos trabalhadores.
As discussões sobre o percentual de aumento do salário e reivindicações sociais dos comerciários da região de Bento já dura cerca de quatro meses, porém, nenhum acordo foi firmado. O SEC BG reivindica um salário mínimo de R$ 1.070 e um aumento real acima da inflação de 2%, além de outras questões como auxílio creche, auxílio-estudante, vale-refeição e vale-transporte. Mas o Sindilojas oferece apenas um índice abaixo da repasse da inflação.
No final do ato presidente da Fecosul enfatizou que a unidade entre os sindicatos de Bento é forte. “As classes se apoiam por solidariedade, contra a flexibilização e a desvalorização dos direitos dos trabalhadores”, finalizou Vidor.

O Sindicomerciários Viamão participou do ato, juntamente com outros sindicatos de comerciários, de várias regiões do estado, e sindicatos de outras categorias como os Metalúrgicos de Caxias do Sul, os Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves, o Centro de Professores do Rio Grande do Sul, os Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves e os Servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, entre outros. A atividade ainda teve a participação de um grupo teatral, que cantava junto com os trabalhadores palavras de ordem por uma reajuste digno para a categoria.
Em breve outros Sindicatos estarão realizando o lançamento da campanha salarial em suas regiões.
Assessoria de Comunicação Fecosul – Marina Pinheiro 
Fotos: Aline Vargas
Continue lendo

Copyright © SINDICOMERCIÁRIOS
Rua Jorge Kalil Flores, n° 241 – Centro – Viamão-RS
Cep: 94410-230 - Telefone: (051) 3485.3273