Connect with us

Notícias

Viamão unida contra instalação de aterro sanitário

Publicado

em

Moradores de Viamão estão unidos contra a instalação de um aterro sanitário na rua Acrísio Martins Prates, Fazenda Montes Verdes. O Sindicomerciários Viamão, na presença do presidente, Paulo Ferreira, esta apoiando o movimento e participou da manifestação realizada, no dia 04 de fevereiro, no distrito de Cantagalo.

A atividade, que contou com a presença de diversos moradores, comunidade indígena e entidades como o Sindicomerciários, foi para protestar contra a Prefeitura e a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – FEPAM. A FEPAM, num primeiro momento, negou o pedido de instalação alegando que o local era impróprio por ter alto potencial poluidor e estar dentro de uma área de preservação permanente. Apesar do laudo negando a instalação, a uma semana a própria Fepam voltou atrás da decisão e autorizou o manejo da flora silvestre. O que significa retirar os animais para logo dar início as obras para instalação do aterro, que deverá receber lixo de 28 municípios.

A comunidade levanta a questão de lisura no processo de autorização, que já havia sido negado e que sem maiores explicações voltou atrás da decisão. Todos estão indignados e com medo de toda a destruição ambiental que o lixão trará para região. “A destruição será devastadora, envolvendo desde o solo, fauna, flora teriam repercussões agressivas de contaminação, atingindo água e liberando gases nocivos à saúde humana, animal e plantações. Prejuízos gravíssimos as vertentes com nascentes naturais e poços artesianos utilizadas para consumo, produção agrícola e piscicultura. Além de comprometer o habitat natural de diversos animais como as capivaras e bugios, que são moradores naturais e em grande quantidade em toda a extensão da região. Todos estão ameaçados por impactos socioeconômicos incalculáveis, atingindo comunidades indígenas e afetando atividades profissionais de produtores orgânicos que há anos produzem nessa região com respeito ao meio ambiente”, alertam.

O movimento lançou um abaixo assinado, que já conta com quatro mil e quinhentas assinaturas. Além disso, novos protestos serão realizados e até mesmo um CPI poderá ser instalada na Câmara.  

Assinem a petição! bit.ly/naoaolixao

Continue lendo

Copyright © SINDICOMERCIÁRIOS
Rua Jorge Kalil Flores, n° 241 – Centro – Viamão-RS
Cep: 94410-230 - Telefone: (051) 3485.3273