Notícias
Diretoria do Sindicomerciários Viamão participam de ato da campanha salarial Estadual dos comerciários, em Caxias do Sul
Centenas de comerciários participaram na tarde desta terça-feira (12/04) da caminhada de lançamento da Campanha Salarial 2016, promovida pelo Sindicomerciários Caxias e Fecosul. A saída ocorreu por volta das 14h30, na praça Dante Alighieri e percorreu as principais ruas do Centro da cidade.
Com o lema “Sou comerciário – Meu Trabalho Vale Mais”, a campanha deste ano inclui na pauta de reivindicações, a valorização dos salários, defesa do emprego, direito ao descanso com a família aos domingos, fim do banco de horas, licença-maternidade de 180 dias e creches, vale-alimentação e auxílio-estudante.
O presidente do Sindicomerciários Caxias, Silvio Frasson, destacou que é preciso mobilizar e lutar pela valorização da categoria, pois na verdade, são os comerciários quem movimentam a economia do estado. “Os comerciários não tem culpa pela crise, portanto as reivindicações de aumento salarial real são justas e devem ser repassadas ao trabalhador. Não vamos aceitar na mesa de negociação a desculpa da crise”, afirmou o presidente.
O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, abordou que o setor do comércio permanece com a mais baixa renumeração inicial e ressaltou a alta rotatividade que ultrapassa 60%. “Valorizar os salários é o mínimo que os empresários podem fazer, pois quem trabalha no comércio sabe que a inflação mais alta já foi repassada para os preços, mas não para os trabalhadores que lutam dia a dia para fazer a economia girar, e que muitas vezes não conseguem sustentar suas famílias com o salário que é pago”, pontuou Vidor.
Muitas vezes, a trabalhadora comerciária tem dupla jornada de trabalho, devido a isso, a diretora de assuntos da mulher do Sindicomerciários Caxias, Ivanir Perrone, aproveitou sua fala durante a caminhada para defender as demandas da campanha salarial que valorizam o descanso com a família aos domingos, a construção de creches e a licença maternidade de 180 dias. “Hoje estamos nas ruas para lutar por um trabalho mais digno. Devemos passar mais tempo com a família, ter o direito o acesso a creche de qualidade e uma jornada menos exaustiva. Nossa categoria vale isso e muito mais”, diz a diretora.
Fonte: Sindicomerciários Caxias
Continue lendo