Notícias
Campanha Outubro Rosa Fecosul – Suas mãos podem salvar sua Vida
Outubro foi instituído como o mês de ampliar e promover a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mata milhares no mundo todo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que uma média de 58 mil novos casos de câncer de mama serão identificados em 2016.
Este ano, a Fecosul, através da sua Secretaria da Mulher, e os sindicatos filiados estão novamente engajados no outubro Rosa. Com a campanha “Suas mãos podem salvar sua vida”, a entidade traz mensagem sobre a importância do autoexame como diagnóstico precoce do câncer de mama. Pesquisas apontam que quando o câncer é identificado em estágio inicial as chances de cura são de aproximadamente 95%.
Durante todo este mês serão apresentados trechos da entrevista, realizada com a médica ginecologista Luciane Battissini, de Caxias do Sul, que buscará esclarecer mais sobre a doença. Na semana passada, a entrevista abordou os primeiros sintomas e os tipos de tratamento para combater o câncer de mama (confira aqui a matéria). Nesta terceira semana, vamos falar sobre prevenção e autoexame. Confira!
Fecosul: Como fazer para prevenir a doença?
Drª Luciane: Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.
Fecosul: Como realizar o autoexame das mamas?
Drª Luciane: Para mulheres que menstruam, realiza-lo após o período menstrual. Examinar uma mama de cada vez, palpando com a ponta dos dedos toda a mama. Para mulheres que não menstruam, escolher um dia do mês e realiza-lo mais ou menos na mesma data. O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.
Fecosul: Quais são os sinais e sintomas de câncer de mama em homens?
Drª Luciane: Os possíveis sinais de câncer de mama em homens são: protuberância ou inchaço, geralmente, mas nem sempre, indolor; pele ondulada ou enrugada; retração do mamilo; vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e inchaço nos linfonodos axilares. Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer. Por exemplo, a maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.
Assessoria de Comunicação Fecosul
Continue lendo