Notícias
Senador Paim participa nesta semana de audiências públicas no RS em defesa da Previdência
Uma série de audiências públicas será realizada nesta semana no Rio Grande do Sul para debater a reforma da Previdência com a população. Os debates vão contar com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), que coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e têm percorrido o país debatendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019) enviada pelo governo para a Câmara dos Deputados e aprovada com modificações no primeiro turno na votação.
Abertos à comunidade, os debates serão realizados em São Leopoldo, Canoas, Tramandaí e Tenente Portela, a partir desta segunda-feira (22).
Em 2017, Paim foi o proponente e presidente da CPI da Previdência, que em seu relatório final provou que não há déficit. “A CPI identificou e concluiu que o problema da Previdência é de gestão, sonegação, dívidas não cobradas, ausência de fiscalização mais rigorosa, desonerações e desvinculação de receitas”, afirma o senador gaúcho.
Ele aponta como alternativas à reforma o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e controle, revisão do modelo atuarial, auditoria da dívida pública, fim das desonerações, cobrança dos grandes devedores da Previdência e o combate às fraudes e sonegações.
Em São Leopoldo, o evento será nesta segunda-feira, às 9h30, na Câmara de Vereadores do município (Rua Independência, 66 – Centro). O advogado previdenciário Daisson Portanova participará da atividade, que é uma iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Reforma da Previdência da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
O debate em Canoas também acontece nesta segunda-feira, às 18h30, na Câmara de Vereadores do município (Rua Ipiranga 123 – Centro). O evento é uma iniciativa da Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública da Câmara Municipal de Canoas.
No município de Tramandaí, a audiência ocorre nesta terça-feira (23), às 19h, na Câmara de Vereadores (Av. Fernandes Bastos, 30), com iniciativa da Frente Ampla pelo Brasil e do mandato do vereador Clayton Ramos (PT). Além de Paim, falará sobre o tema a juíza Valdete Souto Severo, titular da 4° Vara do Trabalho de Porto Alegre e presidenta da AJD – Associação dos Juízes para a Democracia.
E em Tenente Portela, o debate ocorre na quinta-feira (25), às 19h, na Cripta da igreja Nossa Senhora Aparecida e também contará com a presença do advogado Daisson Portanova. Alusivo ao dia do colono e do motorista, o evento é uma iniciativa do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tenente Portela e Comitê Regional Celeiro
A atividade conta com o apoio da CRESOL, EMATER/RS, Comitê Regional em Defesa da Previdência, Coletivo de Mulheres, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela e Grupo Ecumênico das Igrejas de Tenente Portela.
Fonte: Brasil de Fato